domingo, 11 de junho de 2017

[ ABELHAS ] Conceitos básicos de apicultura (PARTE 33 ) Aprender a encontrar a abelha rainha.


Encontrar a abelha-rainha requer prática e inspeções cuidadosas.


Aprender a encontrar a rainha é uma das lições mais frustrantes para o novo apicultor. Até os bem treinados passam por esta difícil tarefa. Numa colmeia de 60 mil abelhas, pode ser bastante difícil encontrar uma abelha um pouco diferente. A maioria é bem-sucedida em encontrar rainhas, no entanto, pode demorar bastante tempo.
 Depois de dominar a habilidade de localizar a rainha. Isso melhora a capacidade de tomar boas decisões sobre a condição da sua colmeia. Há etapas que você pode seguir para tornar mais fácil a localização.
Muitos dos novos apicultores estão cheios de emoção durante as primeiras inspecções da colmeia. Olham as suas abelhas a maior parte do dia. Os apicultores principiantes aprendem que uma abelha-rainha é maior do que uma abelha trabalhadora .Então acontece: vê uma abelha maior ! espere um minuto, há outra, eu vejo outro e outro, não, não está certo, provavelmente é um zangão e não a rainha, estes são mais largos do que as trabalhadoras, têm corpos arredondados e grandes olhos negros nas cabeças . Porque é que olhos são tão grandes? Eles precisam de uma óptima visão para ver rainhas virgens e lindas. Aproveite o seu tempo e tente evitar ser frustrado aprenda a encontrar a abelha-rainha, tenha paciência leva tempo.
Uma abelha-rainha se assemelha às outras abelhas trabalhadoras em alguns aspectos. Mas ela possui características que a distinguem como  rainha, Tem um tórax maior ( local  que os apicultores por vezes pintam com tinta não-tóxica). O ponto colorido torna mais fácil a sua localização.
 Há uma diferença notável que faz com que uma rainha mais velha seja mais fácil de encontrar, tem um grande abdómen e longo (possui uma vida útil de ovos). Também irá segurar o esperma do zangão, já terá acasalado. A cauda longa permite que a rainha alcance o fundo da célula para colocar um ovo.
A cor da sua rainha pode variar. A maioria das abelhas de mel hoje são  uma mistura de diferentes raças de abelhas. Portanto, uma rainha pode ser de cor clara ou escura. Gosto de ver a rainha dourada.
Uma parte importante de saber como encontrar a rainha é saber onde procurar. Onde é que a abelha rainha provavelmente estará?
 Uma pista para encontrar a localização da sua rainha é pensar  o que ela faz, o dever da abelha rainha é aumentar a população. A colocação de ovos normalmente começa na área central da colmeia. Então vamos localizar os quadros que têm ovos ou larvas  estes lhe darão as melhores possibilidades de encontrar a rainha, lembro que normalmente um pequeno número de abelhas operárias alimentam e limpam a rainha, quando está a “pôr” ovos ou a descansar esse pequeno número de abelhas a cerca e cuida, tem uma certa maneira de andar, o abdómen quase rasteja através do favo. Usou fumo? : Espere alguns minutos, retire a tampa, observe, a rainha pode estar ai, mas poderá estar em qualquer lugar, tenha cuidado ao manipular qualquer seção de colmeia.

Prática, Prática
  A experiência é o melhor professor para aprender a encontrar a abelha-rainha. Com o passar dos anos verá rainhas de diferentes cores e tamanhos. Eventualmente os olhos e mente juntarão as pistas corretas para permitir dizer:  -Lá está ela, “ufe” encontrei a rainha!







Sem comentários:

Enviar um comentário