domingo, 13 de maio de 2018

[ABELHAS] Conceitos básicos de apicultura ( PARTE 42 ) RAINHA RAÇA PURA ?


COMPROU RAINHA “ RAÇA PURA”?

 – DISSE SIM?
DESENVOLVEU ENXAME? DESDOBROU?. 
NO CRUZAMENTE TERÁ …



Apis melífera ibérica, apis melliffera melífera, biscainhas, ratinhas, cor cinzento claro, cinzento acastanhado, pretas, douradas ou pardas.
É lógico que não vamos esquecer o nosso passado, pois quem esquece o passado, não estuda o presente não irá sobrevir no futuro.
Tomando como exemplo:
- Decorria o ano de 1993 quando Emília Pagani investigou três famílias de abelhas portuguesas de origens diversas, comparando os resultados entre si, conluio:
- As abelhas enviadas do algarve como RATINHAS aproximam-se mais das abelhas de lisboa tendo carência da característica ética “bravura”, as enviadas do ribatejo tem o mesmo nome mas apresentam características de mistura de raças com carácter agressivo.
Como se depreende do exame feito a confusão continua entre pretas, pardas…Há necessidade de fazer um estudo dentro de cada zona apícola…
 Nos dias de hoje a miscigenação (mistura de raças).
Vejamos:  
- Portugal é uma zona de transição entre as abelhas Africanas e as Europeias, onde para Norte e para o Leste se encontra microsatélites parecidos com a abelha negra Apis mellifera mellifera  e para o Sul vamos encontrar microsatélites parecidos com a Africana, nomeadamente a A.mellifera intermissa.
São estes híbridos a que se designam como A.mellifera iberica ou A.mellifera iberiensis.
 Vamos ter de viver sempre com a nossa raça de abelhas com mais ou menos cruzamentos, esperando que confiram valor e estabilidade.

A abelha ibérica é uma boa rainha a que mais progride em Portugal.




Em todo mundo há um grande número de abelhas pertencentes ao gênero Apis.








.

Sem comentários:

Enviar um comentário