quinta-feira, 24 de setembro de 2015

[ABELHAS] Conceitos básicos da apicultura (parte 7) COMO NASCEM.






Zangão





Abelha rainha (mestra) nascimento ideal.
A abelha rainha é produzida a partir de uma larva que poderia ser de abelha operária, desenvolve-se numa célula de criação muito maior que um alvéolo de operária conhecida como realeira, a esta é fornecida uma dieta especial, à base de geleia real que a tornará uma fêmea diferenciando-a das operárias. Nascerá passados 16 dias a contar do dia da postura. No quinto dia de vida, a rainha faz seus primeiros voos de reconhecimento no ambiente exterior, e com nove dias de idade já está pronta para fazer o voo nupcial. Será fecundada pelo zangão durante o voo, haverá cópula o testículo do zangão fica retido, acabando por morrer enquanto seus espermatozóides ficarão armazenados em um órgão da rainha chamado espermateca.
 De volta à colmeia a rainha passa a ser seguida constantemente por um grupo de abelhas acompanhantes, que a alimentam com geleia real e cuidam de sua higiene. A partir daí passados 35 dias começa a postura, (os números aqui relatados não são rigorosos) que pode colocar de dois a três mil ovos por dia, em geral, apresenta alta fecundidade até o terceiro ano de vida, isso para abelhas europeias. No caso de abelhas africanas, esse tempo cai para um ano e meio. Mas qualquer uma pode viver 5 anos. Tamanho 20mm, espaço de passagem mínimo 5,2 a 5,4mm.
Operárias nascem após 21 dias da postura passando por várias fases dentro do alvéolo, por norma vivem 60 dias na estação quente, na fria podem viver mais tempo.
Tamanho 15mm, espaço de passagem mínimo 4,3mm.
Zangões levam 24 dias para nascer a sua presença nota-se na colmeia no início da" primavera" sinal que esta tem alimento e está forte. Morrem após acasalarem em voo com uma rainha, ou de frio por serem expulsos da colmeia.
Tamanho 18mm espaço de passagem mínimo 6mm.

Sem comentários:

Enviar um comentário