Menos ágil, consiste em retirar o mel que há na colmeia. A razão é simples: para partir em busca de novo local, as abelhas acumulam a maior quantidade de mel possível, pois terão de construir favos, e, como já vimos, é a matéria-prima usada na fabricação da cera. Se pouco antes de as abelhas partirem retirar o mel elas serão obrigadas a dispensar as princesas da nobre função de guia e mãe, para acumular o mel necessário, o que levará uns dois meses ou mais.
Pode-se igualmente observar se há falta de espaço sentindo o peso da colmeia, levantando-a pela parte posterior, estando leve, mas com grande movimento de abelhas no alvado, precisarão de espaço dentro de duas semanas mais ou menos. Estando pesadas, com intenso movimento de entrada e saída de abelhas, terá que fornecer nova alça imediatamente.
Quando notar que as suas abelhas estão a formar aglomeração de abelhas (que dá impressão de barba) é sinal de que o espaço interno é pequeno para todo a criação. Verifique se há realeiras, havendo é muito provável que ocorra enxameação (divisão do enxame).
Veja se há postura do dia (se há ovinhos nos alvéolos): isso indica que a rainha não morreu e prepara-se para enxamear.
Já pensou usar grade excluidora a seguir ao estrado? Mas não havendo postura recente, não destrua as realeiras porque a rainha morreu e estão a criar nova princesa não esqueça que tem que acasalar, a grade aqui não faz sentido.
Notando que não há realeiras o enxame está “pedindo” espaço ao formar aquela “barba”. Coloque então nova alça.
Sem comentários:
Enviar um comentário