segunda-feira, 27 de março de 2017

[ ABELHAS ] Conceitos básicos de apicultura ( PARTE 31 ) CÉLULAS DE RAINHA

 As abelhas decidem criar uma nova rainha
 por diferentes razões.

Conhecidos três tipos diferentes  de células:

Células de enxameação 

Células de substituição

Células de emergência



Os especialistas têm lutado na tentativa de descrever a diferença entre células de enxameamento, primário, secundário, substituição e emergência. Essa é uma tarefa difícil. Não há diferença na aparência das células individualmente, embora as células em si pareçam as mesmas, existem diferenças nos padrões e idades de desenvolvimento principalmente nas de rainhas de substituição.


Aproveite para fazer uma enxertia.


  Célula simples construídas na face do quadro. Aparentemente uma tentativa de trazer "sangue novo" para a colmeia.

Algumas células rainha excepcionalmente alongadas.  Células de enxameação.

Copos de rainha vazios ao longo da barra inferior de um quadro. As colónias vão construindo muitos destes durante a primavera ou outras épocas do ano. Preparação inicial para o enxameamento ou substituição, mas podem ou não usá-las. Somente quando estão com geleia e uma larva é que a colónia começa seriamente a preparar o enxameamento.




 As células da rainha de emergência são formadas fazendo flutuar uma larva jovem existente para o topo de sua célula, adicionando geleia real, em seguida estendem as células numa direção para” baixo”. As abelhas começaram células de emergência, algumas não terão sucesso. 

As colónias normalmente constroem células de enxame no espaço entre os quadros, lados e ao longo do fundo mas esteja atento também pode haver células onde menos se espera.

PODERÁ NÃO NASCER






















1 comentário:

  1. Boa noite. Meu nome é James. Sou apicultor no Brasil. Gostaria de saber se posso usar em uma apostila didática uma das fotos publicadas em seu blog sobre realeiras.
    James Arruda Salomé
    jamesarruda2002@gmail.com

    ResponderEliminar