domingo, 9 de abril de 2017

[ ALDEIA ] ( Parte 8 ) Chama-se trigo, mas não é cereal.

 CHAMAM-LHE:

 Trigo-sarraceno, trigo mourisco, trigo mouro, trigo preto.






 Apenas uma dose de mel do trigo mourisco pode aliviar a tosse de uma criança de forma mais eficaz do que xarope “de farmácia” para a tosse. Mel de trigo mourisco feito por abelhas que colhem néctar e pólen principalmente das flores da planta de trigo mourisco, sarraceno é um mel muito escuro chamado de mel preto e tem um sabor semelhante ao melaço.  
Chama-se trigo, mas não é cereal, na verdade apesar do nome e do aspecto das sementes, o trigo-sarraceno não guarda parentesco com o trigo ou com outros cereais. Não contém glúten, é a semente de um fruto parecido com o ruibarbo, apresenta uma forma triangular  com casca bastante dura. Ruibarbo e bardana são plantas rústicas cultivadas há tempos como substituta do arroz e do trigo verdadeiro.                     
 Cresce rapidamente mesmo em condições desfavoráveis, é mais usada em regiões de clima frio, (Produz bem na nossa zona) mesmo em solo pobre.
Nativo da Ásia, o trigo mouro ou preto, como também é conhecido, foi por séculos alimento para os japoneses que moram em regiões montanhosas do país. Hoje, a Rússia é o maior produtor e consumidor. O uso na culinária internacional é amplo, tanto na forma de grãos descascados como em farinha.
Após lavado, o grão inteiro pode ser cozido da mesma forma que o arroz e consumido puro. Triturado, é usado em sobremesas que vão ao forno e em tortas e biscoitos. Essa farinha, entretanto, não pode ser usada sozinha para fabricar pães, pois não contém glúten. Com a farinha é produzida uma massa chamada “soba”, consumida no Japão há mais tempo do que o macarrão de trigo comum. Geralmente servido frio, acompanhado de legumes e ervas, chega à mesa com peixe seco.
Voltando ao início, o trigo-sarraceno também se assemelha aos cereais verdadeiros em termos nutricionais. Assim como o trigo e a cevada têm flavonóides, que são antioxidantes. “ Diminuem o enrije cimento das artérias e ajudam a elevar o colesterol HDL (o “bom”) e a abaixar o LDL (o “mau”), mas o hábito de plantação e consumo na nossa região não é habitual.
Quer saber?
Misture a farinha de trigo-sarraceno com farinha de trigo integral para fazer deliciosos pães, bolos e panquecas;
Combine as sementes cozidas com frutas, nozes e iogurte como um delicioso cereal para um lanche rápido;
Adicione trigo-sarraceno cozido em sopas ou ensopados para dar-lhes um sabor mais marcante e uma textura mais encorpada;
Cozinhe o trigo-sarraceno, resfrie e adicione frango picado, ervilhas, sementes de abóbora e cebolinha para uma salada nutritiva.
Valore para um copo de trigo-sarraceno cozido.    
Nutriente / Valor nutricional
Calorias: 155
Proteína: 6 gramas
Gordura: 1 grama
Carboidrato: 33 gramas
Fibras: 5 gramas
Açúcar: 1,5 gramas
Manganês: 86 miligramas
Magnésio: 86 miligramas
Fósforo: 118 miligramas
Niacina: 6 miligramas
Zinco: 1 miligrama
Ferro: 34 miligramas
Vitamina B6: 0,13 miligrama
Ácido fólico: 24 miligramas
Ácido pantotênico: 0,6 miligrama


SEMEIE NOS MESES DE ABRIL, MAIO e JUNHO.






Sem comentários:

Enviar um comentário