segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

[ABELHAS] Conceitos básicos de apicultura ( PARTE 44 ) VESPAS FUNDADORAS



 VESPA ASIÁTICA E VELUTINA:

 FUNDADORAS JÁ NÃO HIBERNAM?





 Está atualizado o  Ciclo Biológico da Vespa velutina?
Esta tem um ciclo biológico anual, sendo o seu desenvolvimento muito condicionado pelas condições climatéricas. As vespas fundadoras, criadas no ninho ou vespeiro em setembro e outubro, depois de fecundadas pelos machos hibernam até inicio de março.
 Digo algumas porque esta peste ainda não deixou de aparecer e já estamos no mês de fevereiro de 2019. Todos os meses vou capturando uma e mais uma, no dia 6 armadilha “milagrosa”capturou três, nesta altura só procuram algo doce,não atacam abelhas. Muito mau sinal os ninhos primários estão a ser formados mais cedo. Será que algumas rainhas ainda se protegem em  troncos, telhados solo, fendas, árvores etc  para poderem  formar  uma colónia na primavera ou continuam sem parar a formar ninhos primários?
 A sua e a minha armadilha “milagrosa" terá que estar sempre pronta para  capturar rainhas  antes do início da temporada de nidificação. Apenas a luta preventiva pode permitir limitar o numero de ninhos, luta que  diminua a  proliferação desta espécie. Um único ninho de vespas asiáticas come 30.000 abelhas por “época” e todos os anos a população deste predador normalmente multiplica por dez.
Até que quiserem doce (hidratos de carbono) lhe vou oferecendo dentro da armadilha xarope de açúcar misturado  com cera velha,cerveja preta e um cheirinho de mel, sôfregas entram mas muito dificilmente saem.Para outras saírem tem orifícios na vertical e furos com 5,5 mm de diâmetro.
Quando desejarem (proteína) nas mesmas armadilhas ofereço-lhe pasta de  fígado e de carne.

JÁ FIZ:
Uso dois tabuleiros.
Um com furos pequeninos nos lados,(insetos não passam)  no fundo restos  de cera velha com mel, tapado com rede mosquiteira. O outro sem fundo, com duas  entradas laterais ( tubo com 3 cm diâmetro e 6 cm de comprimento), nas partes laterais parte de baixo deste vários furos com 5,5 mm para que outros insetos possam sair tal como as nossas abelhas,  tapado por cima com plástico transparente no qual faço uma abertura  que fecha e abre  para poder passar quando necessário as vespas para um saco plástico, depois…
Como, tapo a parte do plástico branco com pano escuro deixo a abertura aberta para a
 saca transparente, elas vêm uma oportunidade de fuga.
Este segundo tabuleiro é colocado em cima do primeiro.
Batalhas difíceis onde nem sempre saímos vencedores.
 Predadores muito bem preparados e as armas que temos ainda são rudimentares e não 100% biológicas.
 Segundo relatos as harpas têm dado bons resultados. Preço?
 No meio da dificuldade vive a oportunidade.

DAR DE BEBER, BESUNTAR.
JÁ FIZ:
Em vez de besuntar  dou de “ beber” uma a duas gotas de preparado.
A técnica  é simples, apanho as vespas com um camaroeiro ou ráquete eléctrica depois seguro a vespa com uma pinça artesanal (10cmx2cm de chapa),cuidado  a picada é bem forte,( ferrão tem 6 mm comprimento). Utilizo um  conta gotas com o preparado.  Aperto,  com paciência deposito  pequena gota saída do tubo  dando de beber ás vespa, (normalmente com prazer  elas “mamam” o produto).
Uma a duas gotas para que não fiquem pesadas mas leves para voarem e chegarem ao ninho.
Todo este trabalho executo longe do apiário, uso recipiente (aparadeira) por baixo, se cair produto  facilmente o limpo.
 Muita atenção as nossas abelhas não podem tocar neste produto.
Preparado  feito com:
15 mililitros de groselha.
4 gotas de inseticida (fipronil,nexa,biokill,tarin,ecogel etc) 
1 colher de café de açúcar ou mel.
misture bem .

BESUNTAR
Este método pode ser um pau de dois bicos. Porquê ?
Se a vespa besuntada  não for diretamente para o ninho parceiras a podem tentar salvar acabando por se besuntar, ainda poderão  tentar apanhar uma abelha, a probabilidade dessa abelha escapar  é grande  acabando por ser também  besuntada com o preparado exp.( banha com inseticida),  essa abelha levará o veneno para dentro da colmeia, em consequência, mata todo o enxame
 Alguns apicultores  tiveram muitas baixas nos apiários devido a este método.

 Insecticidas de acção rápida, como os compostos de peritrinas naturais com butóxido de piperonilo, as vespas no ninho morrem em poucos minutos e pode destruir-se o ninho de imediato e recolher os restos em saco de plástico para incineração, eliminando os efeitos colaterais no meio-ambiente.
 Indicados para destruição de ninhos de fácil acesso, nomeadamente em varandas de casas, em armazéns, em árvores de baixa envergadura, que não permitam a aplicação de outro método, como captura ou incineração.

LISTA DE BIOCIDAS AUTORIZADOS   D.G.S – Julho 2017. Consulte.
 http://fnap.pt/web/wp-content/uploads/VVManual-Destrui%C3%A7%C3%A3o-de-Ninhos_Dezembro2018.pdf.





2 comentários: