domingo, 27 de setembro de 2020

[ALDEIA] ELIMINAR FORMIGAS ( PARTE 11)

 

ELIMINAR FORMIGAS DA HORTA DE FORMA BIOLÓGICA.

EVITE AO MÁXIMO OS INSECTICIDAS.

Muito prejudiciais às pessoas, especialmente às crianças, podem danificar o meio ambiente uma vez que acabam por contaminar os lençóis freáticos através da irrigação. 

 A principal   dica que posso  dar é que as formigas  adoram coisas doces, desde açúcar até folha, flores e frutos, odeiam cheiros intensos.

 Acho que este artigo pode ajudá-lo a combater esta praga de forma o mais natural possível. Como  o crescimento das plantas da sua horta e o aumento das temperaturas,  é normal que as formigas apareçam nas suas hortas, uma vez que o ambiente é mais propicio a tal. Não é que as formigas não sejam essenciais à sua horta, mas quando aparecem aos milhares tornam-se uma autêntica praga para as nossas culturas. 

Trago-lhe algumas dicas que irão terminar  com esta praga.

 Faça o seu próprio repelente naturais

Solução aquosa de água+ alho

O cheiro forte do alho parece ser muito incómodo para as formigas, junte estes dois ingredientes. Triture  vários dentes de alho e coloque-os num tacho com água, deixando a solução repousar por um período mínimo de 24 horas.

Após o período anteriormente indicado, leve esta solução ao lume em fogo brando durante 20 minutos.

Coloque a solução feita num pulverizador e borrife nos locais mais atacadas pelas formigas.

 Acabar com elas é uma das questões que mais dor de cabeça nos trás… Por isso, a utilização de produtos adequados, naturais, biológicos, baratos e que tragam a melhor resolução.

Detergente biodegradável.

Use um copo de 200ml e reparta a sua capacidade por 100ml de água e 100ml de detergente. A solução criada através destes ingredientes pode ser uma solução eficaz. Coloque o conteúdo da solução elaborada num borrifador, e aplique nos locais mais afetados.

 Pode optar também por misturar o detergente com vinagre .

 As quantidades a usar destes ingredientes são as seguintes:  ½ copo de água, 2 colheres de detergente biodegradável, 2 colheres de vinagre. Utilize também um borrifador para aplicar esta solução.

 Plante ervas aromáticas ao longo da sua horta.

Ervas aromáticas têm efeito repelente de formigas, algumas das melhores para  este efeito: Lavanda, orégãos, hortelã-pimenta, alecrim.

Espalhe grãos de arroz cru no caminho e saída dos formigueiros ( buracos) das formigas, elas perderão  interesse  pelas culturas da sua horta e começam a carregar os grãos de arroz para o seu formigueiro  Passado algum tempo e devido à humidade natural do arroz, este acaba por fermentar produzindo um fungo que acaba por matá-las.

  Existe também quem defenda que acabam por morrer esmagadas devido à sua expansão quando entram em contacto com a humidade.

Aplicação direta com ingredientes naturais

ENXOFRE EM PÓ

Use em volta das plantas

 FARINHA DE MILHO

Espalhe farinha de milho perto das plantas, do formigueiro ou no caminho das formigas. Para tornar a farinha mais apetitosa, acrescente um pouco de açúcar.  A farinha irá dificultar o processo de digestão das formigas, o que resultará na morte em alguns dias.

Para impedir formigas de atacarem árvores e plantas, crie barreiras físicas no quintal. Utilize um material circular um pouco maior que a área a ser protegida, como um balde ou sobras de canos. Coloque a esfera em torno da planta ou árvore. Enterre abaixo da terra em aproximadamente 1 cm. Esse método é bastante eficaz e irá evitar que as formigas cheguem até as folhas, flores e frutos. Uma técnica bastante simples, barata e efetiva para proteger suas mudas é a do cone protetor, também chamado sainha anti-formiga ou técnica do “chapéu chinês”. Trata-se de um cone que pode ser feito recortando pacotes de leite (vazios) ou garrafas plásticas na parte inferior, aplica-se vaselina sólida, que é tóxica e atua como um repelente efetivo contra as formigas.  Devido ao formato e posição, o repelente fica protegido da chuva, garantindo sua permanência e eficácia por mais tempo. Porém, é necessária atenção, com vistorias regulares para verificar a necessidade de reaplicação do repelente (a cada 2 meses, no máximo), ou substituição do cone devido ao crescimento da planta.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário