FORMA FÁCIL
M Q V Q Q V Q Q V m/p
M-Quadro com mel
Q-Quadro com criação
V-Quadro vazio. (com arames e tira de cera no cimo)
m/p-Quadro com mel e pólen
O que queremos fazer?
Interromper a cadeia de enxameação.
Forma mais fácil, manter o ninho aberto.
Manter o ninho com bastante criação pólen mel e cera puxada deixa as abelhas amas sem trabalho prontas a começarem a fazer alvéolos reais.
Estando atento não as deixa chegar a tais intenções lhe mudando os planos.
Coloca alguns quadros vazios no ninho. Sim, vazios. (com arames e tira de cera no cimo) um aqui e outro ali, com dois quadros de criação entre eles. Em outras palavras, podem fazer algo como indico no início, isto depende da força do enxame, têm que encher quase todos os espaços vazios. Os espaços vazios enchem com as abelhas amas “desempregadas” as que começam a puxar cera para construir novos favos.
A rainha vai encontrando os novos favos com profundidade de 6mm e põe ovos dentro deles. “Abriu o ninho” assim ocupou as abelhas deu-lhe espaço prevenindo a enxameação.
Puxarão cera e de seguida tomam conta da criação, expandiu o ninho, deu à rainha local onde pôr ovos.
Não tem espaço para colocar os quadros que tira do ninho?
Adicione outra caixa ninho e mova esses quadros de preferência com criação para cima criando o dito espaço. A caixa de cima (ninho 2) terá provavelmente algo como VVVQQQVVVV.
O outro lado bom é que assim se obtém favos com alvéolos de criação do tamanho natural.
Um enxame que não enxameie vai produzir muito mais mel.
Ainda podem existir mais vantagens:
É conhecido que uma dieta imprópria faz com que fiquem mais expostas a doenças.
Ao alimentar extensivamente com açúcar as abelhas, torna-as mais frágeis ao ataque de Loque Americana e outras doenças, a melhor coisa é ”não” alimentar as abelhas, mas sim deixá-las recolher as suas próprias reservas, alimento recolhido por elas é muito mais saudável.
Mas se a época foi um fracasso, então deve alimentar (opte pelo mais saudável) A melhor altura para isso é logo que note que precisam de alimento extra para não entrarem em stresse na altura de ataque das vespas e passarem bem o inverno.
Seguindo a mesma linha de raciocínio pondere comprar rainhas.
Faça desdobramentos (muitas vezes coloco simplesmente cada quadro que tenha alvéolos reais com um quadro de mel em núcleos de dois quadros para obter boas rainhas)e deixe as abelhas criarem as suas próprias rainhas, desta forma consegue abelhas bem adaptadas ao seu clima doenças e pragas que estão bem adaptadas a coexistir com as suas abelhas em vez de as matarem.
Sem comentários:
Enviar um comentário