Natural complementar anti bacteriano.
Minimiza a entrada de vespas na colmeia, farinha de urtiga num recipiente na entrada da colmeia.
Vista com mais destaque na época de ataque das vespas, varroa e vários vírus propagadores de muitas doenças nas abelhas.
As abelhas ficam mais vulneráveis principalmente ao ataque de vespas que procuram entrar nas colmeias em busca de alimento.
Tratamentos químicos, biológicos, todos os dias mais um.
Farinha de urtiga:
Colher as urtigas na fase de floração, secar à sombra até que as folhas fiquem quebradiças, triture várias vezes, peneire até que fiquem como farinha muito fina.
Polvilhe no cimo dos quadros da colmeia ou no chão da colmeia num recipiente à disposição das abelhas.
Urtiga é uma planta rica em ácido fórmico, componente também presente na colónia forte e bem desenvolvida.
Ácido fórmico aumenta o nível de defesa das abelhas. A urtiga tem nos estômatos células guarda um componente que aumenta a defesa das abelhas contra inimigos sendo um deles as vespas, também pode impedir a doença cria pútrido e a proliferação da nosemose.
Esta farinha deve ser usada uma vez por temporada.
Fervido de urtigas:
Ferva cerca de 50g de urtigas por 15 min em 100ml de água destilada, ainda quente misture em xarope bem doce (pode ser mel) na quantidade de 250ml. Quatro colheres das de sopa do líquido no cimo dos quadros de cada colmeia. (Não deve ser aplicado durante o período de saque.) Como muitas outras plantas daninhas, as urtigas são uma bênção da natureza que devemos apreciar e respeitar. Mas atenção, se quiser colher urtigas calce as luvas.
Sem comentários:
Enviar um comentário