domingo, 7 de maio de 2017

TIRÓIDE (SINTOMAS,CONHECIMENTO)

 PROFISSIONAIS HABILITADOS 
 Problemas na tiróide.

Quando a tiróide não funciona de maneira correta, pode liberar algo em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo,  ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.  Hipotireoidismo. Para fazer um diagnóstico correto é necessário fazer uma análise detalhada, fazer vários exames, uma anamnese completa do histórico médico, saber quais são os sintomas físicos, mentais e emocionais, investigar se há problemas de tiróide na família etc. Isso leva tempo, dedicação do profissional que te acompanha, acima de tudo, conhecimento atualizado.
Muitas vezes, mesmo tomando medicações para casos de hipotireoidismo muitas pessoas sentem que os sintomas persistirem, como se não fizessem qualquer tratamento.O exame de TSH e t4 livre (que a maioria dos médicos pedem) não são suficientes pra uma boa “leitura” da tiróide dos pacientes. Muitos médicos verificam apenas o valor do TSH e ignoram todos os sintomas e queixas de fadiga, queda de cabeço, insónia, tendência a tristeza aumentada e depressão, desatenção, esquecimento constante, má recuperação da prática desportiva, aumento de peso, perda de força muscular, dificuldade em perder gordura corporal, constipação, secura na pele e até dificuldade em engravidar (ou abortos de repetição). Muitos, ao invés de irem a fundo nos exames e na leitura dos mesmos, prescrevem antidepressivos, ansiolíticos e comprimidos para dormir. Assim o paciente é levado a tomar medicação inadequada que causa efeitos colaterais que se agravam com os anos, e a pior parte, não terem sido diagnosticados corretamente e não tratados como deveriam ser.
 Confiar nos valores de referência?
 Os valores de referência dependem dos laboratórios. Já o diagnóstico e decisão de prescrever ou não medicamentos dependem do médico. Um dos maiores erros de diagnóstico que o médico pode fazer é olhar só para os valores de referência. O painel completo de exames ajuda a dar uma imagem mais clara do problema, mas não conta toda a história. Os exames não analisam tudo o que acontece em redor da tiróide. Um paciente pode ter exames normais, mas continuar com sintomas de hipotireoidismo. Um bom médico consegue ver que pessoas diferentes e reagem a valores de referência diferentes. Mesmo que tenha sido orientada(o) e não notar resultados procure ajuda de um profissional nutricionista para ajustar o plano dietético, corrigir deficiências (algumas vezes é preciso uma suplemento especifica), corrigir desvios, melhorar ação da medicação e modular melhor o sistema imune. Há diversas estratégias usadas em termos de dieta para quem sofre de problemas de tiróide. Sim, há uma luz no fim do túnel, basta apenas ter a pró atividade e buscar mais conhecimento e ajuda de profissionais habilitados para lidar com esta doença.
- A tiróide atua no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, no peso, na memória, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na concentração, no humor e no controle emocional.
 -Quando ocorre o hipotireoidismo, o coração bate mais devagar, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode ficar comprometido
- Diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue e depressão também são sintomas de hipotireoidismo.
-No caso de hipertireoidismo, que geralmente causa emagrecimento, o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sente-se com muita energia, embora também esteja cansada.
- Em um adulto, a tiróide pode chegar a até 25 gramas.
- Disfunções na tiróide podem acontecer em qualquer etapa da vida. Além disso, elas podem ocorrer mesmo sem o bócio.
- O reconhecimento de um nódulo na tiróide pode salvar uma vida. Por isso, a palpação da glândula é de fundamental importância. Se identificado o nódulo, o profissional deve solicitar uma série de exames complementares para confirmar ou descartar a sua presença.
-O hipotireoidismo ocorre quando a glândula da tiróide não produz a quantidade ideal de hormónios. Este problema afecta homens e mulheres, porém a maioria das vítimas são mulheres com mais de 50 anos de idade.
Algumas crianças podem nascer com hipotireoidismo. Para detectá-lo, é realizado o chamado teste do pezinho, que deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida do bebé. 

Pode tentar

COMPOSIÇÃO NATURAL
Obviamente não deve nunca suspender a medicação sem consultar seu médico.
Composição rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, o bom é que são ingredientes simples, fórmula que pode ser feita por qualquer pessoa.
Na sua composição, destaque para a canela, que ajuda a controlar a glicose e estimula o metabolismo.
A noz-moscada, ingrediente que melhora a disposição e também estimula o metabolismo.
O sumo de laranja é rico em vitamina C, que é essencial para muitos processos do nosso corpo.
O limão é extremamente terapêutico e alcaliniza o sangue, além de ajudar a desintoxicar o organismo.
O óleo de coco é excelente para a tiróide, especificamente para o hipotiroidismo.
Algumas pessoas com problemas de tiróide são capazes de eliminar completamente a medicação para tiróide quando começam a consumir óleo de coco
Ingredientes
1 litro de água de nascente
500ml de água de coco
1 pedaço de 4-5 cm de gengibre fresco
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de óleo de coco
1 pitada de noz-moscada
Meio copo de sumo de laranja natural (feito na hora)
O sumo de 2 limões pequenos (feito na hora)
Modo de preparação
Aqueça a água e, quando começar a ferver, acrescente as especiarias (canela, gengibre e noz-moscada).
Coloque em fogo baixo e deixe ferver por alguns minutos.
Desligue o fogo e deixe arrefecer.
Acrescente o sumo de limão, o de laranja, a água, o óleo de coco e misture bem.
Consuma esta mistura durante o dia (pode conservar na frigorífico).
Tome em ciclos de 15 dias de consumo e 7 de descanso.

Contra-indicado para quem tem pressão alta.





Sem comentários:

Enviar um comentário